Office Leonardo Duarte
Dicas e truques do Excel 2013
Com as inovações que o Office 2013 trouxe, seus programas também ganharam novos recursos e ficaram ainda melhores e mais eficientes. No caso do Excel, uma série de inovações foi instaurada, e agora é muito mais fácil criar tabelas e fazer cálculos complexos. Deste modo, saiba mais sobre as dicas e truques deste software que foi repaginado para deixar o seu funcionamento ainda melhor para o usuário.
Principais mudanças
Inicialmente, uma das melhores mudanças do Excel 2013 com relação ao seu antecessor está no acesso a suas várias ferramentas logo na tela inicial do programa. Lá é possível escolher começar um documento de tabela em branco, abrir calendários, tabelas para orçamentos, formulários, relatórios, cronogramas e listas em geral. Deste modo, é muito mais fácil organizar os dados que você precisa.
Outro aspecto de grande importância são as opções que auxiliam ainda mais em suas tarefas no programa. Uma delas é a Análise Rápida, que converte dados de maneira mais rápida. Para acessa-la, selecione as células com as informações a serem avaliadas e clique no botão de análise no canto inferior direito dos dados ou pressionar CTRL + Q. Além desta ferramenta é possível salvar e compartilhar arquivos online, e para isto salve seu arquivo em seu OneDrive, o novo serviço em nuvem do Windows 8.
Outras informações úteis
Além destas mudanças, novos recursos também foram instaurados para facilitar o uso do Excel 2013. A nova opção de formatar e rotular gráficos é uma das principais, e está disponível no botão Inserir. Nela é possível ter acesso a uma infinidade de recursos para ilustrar seus dados, personalizando-os como quiser. Também é possível criar uma tabela que se adeque ao seu trabalho e faça uma análise dinâmica dele. Isto é possível por meio do comando Arquivo e Páginas Dinâmicas Recomendadas.
Em seus menus principais na parte superior da tela há ainda opções para se conectar com dados e fontes públicas de acesso online com o Power Query, visualizar dados tridimensionais com o Power Map e criar relações entre tabelas diversas. As opções de Drill Up e Drill Down também merecem destaque, já que possibilitam uma análise precisa de detalhes de seus dados. Para acessa-las, clique na Lista de Campos.
Considerações finais
Estes e outros recursos do Excel 2013 tornaram o programa ainda mais prático com relação a análise de dados e criação de informações diversas. Sua interface é simples e intuitiva, o que o torna ainda mais fácil e prático do que os seus antecessores. Vale a pena conferir a repaginação deste software, que é um dos mais usados do Windows por profissionais das mais diversas áreas.