#1: ITIL® significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Information Technology Infrastructure Library).

A biblioteca ITIL® contém um conjunto de boas práticas que são usadas para desenvolver e executar o gerenciamento de serviços de TI. Dentre os possíveis benefícios do uso da ITIL®, inclui-se  o aumento da vantagem competitiva através da redução de custos, crescimento e agilidade, mais eficiência corporativa através da racionalização de processos de TI, melhor valor da TI através do alinhamento do negócio com a TI e melhor satisfação de clientes e usuários.

#2: A organização que suporta a ITIL® chama-se AXELOS.

Através de um processo de licenciamento sobre a propriedade intelectual do ITIL® e Prince2®, foi estabelecido uma joint venture entre o Cabinet Office (UK) com a empresa de serviços britânica Capita. Esta iniciativa levou a criação de uma nova empresa, chamada Axelos, que agora é responsável pela atualizações da literatura e os programas de certificação profissional.

#3: A biblioteca ITIL® consiste em uma série de livros que fornecem orientações e recomendações.

Dentre todas as publicações, incluem-se as seguintes principais:

  • Estratégia de Serviço;
  • Desenho de Serviço;
  • Transição de Serviço;
  • Operação de Serviço;
  • Melhoria de Serviço Continuada.

#4: Para permitir uma implantação bem sucedida de práticas de gerenciamento de serviços, a ITIL® enfatiza a necessidade de um forte patrocínio da alta direção.

A implementação de práticas de gerenciamento de serviços recomendadas pela ITIL® é uma iniciativa que envolve mudança cultural. Pessoas irão questionar sobre terem que fazer coisas diferentes do que sempre fizeram É o velho argumento: “Sempre fizemos desse jeito…”. Portanto, é necessário apoio de um patrocinador da alta direção para influenciar a mudança.

Sem um bom patrocinador, é melhor nem tentar – ou ao menos estar ciente de que o sucesso será limitado (ou nulo).

#5: ITIL® não é gestão de projetos.

A ITIL® não está concentrada na criação de coisas (produtos) como é comumente o foco de projetos. A ITIL® concentra-se em práticas para o fornecimento de serviços de TI para a empresa, que são organizadas em processos de gerenciamento de serviços de TI e que tem como um de seus pilares o ciclo constante de melhoria nos serviços e processos de gerenciamento.

#6: Apesar de sua popularidade, nem todas as respostas e conteúdos estão disponíveis na ITIL®.

A ITIL® é um conjunto de abordagens e melhores práticas. É um guia de referência para gerenciamento de serviços de TI. Ela contém alguns processos e templates, mas não é uma metodologia e não contém todos os detalhes de uma implementação.

Organizações que queiram usar a ITIL® podem seguir as orientações gerais e a partir daí desenvolver processos mais detalhados que façam sentido para a própria organização.

#7: ITIL® não é uma ferramenta.

Você  pode implementar muitos aspectos da ITIL® usando ferramentas, mas as ferramentas não devem ser necessariamente impostas ou requeridas.

Para organizações pequenas, planilhas e templates simples podem dar conta do recado. Para organizações maiores, provavelmente será necessário encontrar ferramentas apropriadas para suportar o gerenciamento de serviços de TI.

#8: ITIL não é uma proposição “tudo ou nada”.

A partir do princípio de que a ITIL® é uma série de abordagens em áreas distintas, uma organização pode implementar parte destas abordagens, ou todas elas.

Não há regras impondo que tudo deve ser implementado. Adapte e adote!

#9: Práticas da ITIL® podem ser implementadas em estágios.

Não há regras que enfatizem a necessidade de todas as práticas descritas na ITIL® serem implementadas de uma só vez. Muitas organizações implementam estas práticas em fases, durante períodos determinados.

#10: Você (profissional) pode se certificar em ITIL®. A sua empresa não!

Existe um programa de certificação em ITIL® para profissionais, divididos basicamente em três níveis: nível básico (fundamentos, nível intermediário (capability / lifecycle modules) e nível avançado (Expert, Master).

Não existe certificação ITIL® para empresas. A norma internacional ISO/IEC20000 é o caminho para atestar a qualidade de serviços de TI fornecidos e operados por empresas. Em outras palavras, é a forma de atestar que as empresas aplicam, de fato, as principais recomendações da biblioteca ITIL®.

Como se preparar para certificação ITIL ?

Depois de todos os pontos que abordei agora você deve está se perguntando como me preparar para certificação itil?

Por incrivel que pareça você pode tirar esta certificação no conforto da sua casa e de acordo com seu horário e disponibilidade.

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